28.7.06

Registro - as fantasmagorias digitais

Ajuda-memória do encontro do pessoal do Registro. Data: 28/7/2006.
Presentes: seção do registro.

Uma vez mais reunimo-nos para discutir e deliberar sobre os destinos da humanidade.

Falamos da estupidez cruel das batedeiras elétricas, sobre maoísmo digital, cafeteiras fantasmagóricas e sobre variáveis e constantes.

Sobre o último tópico, no referimos no sentido próprio e no figurado - pois há dados e pessoas que são variáveis e constantes.

O que verdadeiramente animou o debate foi a virtualização da matrícula, que à falta de outra denominação, acabamos chamando de matrícula-fantasma, lembrando algumas lições ilustradas do café com jurisprudência que tanta falta nos faz. Enfim, esse abantesma seria uma imagem oferecida ao espírito por um objeto, como terá referido nosso Mestre. Uma projeção que se descola do objeto e se reflete na dimensão etérea - agora dos bits e bytes, nesse contínuo jorro de elétrons que se combinam e recombinam numa dança lógica para formar novos sentidos e utilizações para a informação registral.

A idéia geral é fazer a análise estrutural da matrícula, distinguindo o que pode ser considerado constante e o que será compreendido como variável na articulação do discurso sintático da matrícula tradicional. Depois dessa operação, estruturamos uma base de dados que servirá para recombinações.

Minha querida mulher acaba de chegar e me impõe um intervalo. Volto ao assunto, depois de refletir melhor sobre as excelentes idéias que foram expostas na reunião. Não sem antes dizer: é estimulante o trabalho de brain storming que estamos realizando no final de tardes na Medicina Anima.

1. Planilhas.

Necessidade de procedimentalização dos processos de registro. A Daniela elaborou alguns modelos que serão repassados a todos para esgotar os já esboçados. A cada dia da semana se fará uma reunião para fechar as planilhas e discutir detalhes. Envolver o Ricardo nesse assunto.

2. Matrículas-mães.

Virtualização dos dados essenciais da matrícula. Verficação de vigência de atos. Decomposição em elementos estruturantes do registro. Atualização diária e constante.

3. Impressão e recursos.

Compartilhamento de recursos. Concentração de serviço. Manutenção de dispositivos – scanners, mouse, impressoras, micros etc.

1 Comments:

Blogger Vicka Ornelas said...

Boa tarde, estou precisando muito de material de direito notarial, registral e afins... Preciso também de modelos de expedientes feitos por tabelião, em especial notas devolutivas. Teria como me enviarem? tenho procurado, mas é muito difícil.
Meu email: vivianornelas@yahoo.com.br

Att. Vivian Ornelas

4:26 PM  

Postar um comentário

<< Home