7.7.06

Certidão - publicidade registral

A Natalia Correia (lado) replicou que a seção de certidão pode ser o cão, como eu disse no Q, mas que ela, tanto quanto se lembre, não errou o nome de ninguém na certidão. E eu errei justamente o nome dela. Justo um registrador. Sorry...


e
Mas tento reparar o erro apresentando (o que havia prometido) uma pequena etimologia onomástica.

Segundo se pode verificar na Wikipedia o nome Natália está relacionado com o nascimento de N. S. Jesus Cristo. Natalia, Natale, todos derivam do latim natalis (natalis dies), que quer dizer nascida.

Algumas Natálias ficaram famosas. Santa Natália, mártir com seu marido Aurélio em Córdoba no ano de 852 ou a atriz Natalie Wood, cuja foto pode ser vista aqui no filme clássico de John Ford, são muitas Natálias e Natashas importantes no mundo.

e

A importância da Natalia é que ela descobriu que o setor da certidão é um órgão essencial na estrutura do cartório. A publicidade registral, essa desconhecida, merece ser cotejada.

Da conversa que tivemos hoje à tarde - EduKey, Rodrigo & Natalia - chegamos à conclusão de que a seção de certidão, dentre os vários setores dos registros prediais, foi a parte menos explorada na implementação tecnológica dos registros. Continuamos na formulação verbo ad verbum da certidão como estávamos no século XIX - com a única diferença de que hoje utilizamos o computador como uma custosa máquina de escrever.

Como se vê, temos uma longa jornada pela frente.