7.7.06

Insônia

A primeira idéia foi genial.
Deixem-me tenar explicar.
O problema número 1 do Q é acabar com as filas.
Para isso, é preciso agilizar os processos de entrada de títulos e requisição de certidões.

A Nataly teve insônia e sonhou acordada. E concebeu uma solução para esse problema.

Seria possível descolar da rede local a tela de entrada dos títulos (ao lado) e colocá-la na Net para um "protocolo prévio"?

Ela pensou corretamente que o processo de entrada de dados poderia ser premonitório dos procedimentos de acesso oficial.

Como assim? "Ser antecipado, ora bolas! O interessado poderia preencher o formulário anexo e já proporcionar ao sistema alguns dados essenciais - como os campos indicados". E continuou: "o DAMSP poderia ser acessado e o valor venal do imóvel apurado para fins de correto cálculo de custas e emolumentos".

Estimulado a preencher esses dados, o usuário poderia obter algumas vantagens:

a) Obteria um cálculo prévio do registro. Receberia um documento de pré-protocolização que lhe permitiria acessar o sistema e começar a interagir com o cartório limitadamente.
~
b) Receberia informações por e-mail de eventual entrada de qualquer título contraditório no interregno entre a pré-requisição de serviços e a efetiva prenotação;
~
c) Não perderia tempo para dar entrada no título, bastando apresentar o número do "pré-protocolo";
~
d) O registro seria feito e a certidão do registro enviado como documento eletrônico, assinado nos termos da MP 2.200.
~
e) A partir do pré-cálculo o usuário contaria com um sistema PUSH informando-lhe toda a tramitação do título.
~
Não só os notários, como o sistema de crédito imobiliário poderia se utilizar do acesso premonitório e obter uma aceleração de todos os processos de registro e de quebra ter um maior controle sobre a trmaitação de eventuais títulos contraditórios.

O procedimento será explicado em detalhes em fluxograma na próxima reunião matutina.

Há pessoas que sonham acordadas. Pensar na modernização do serviço público é um sonho que só se realiza quando sonhamos acordados!