6.7.06

Prospectando

Tocamos em pontos importantes hoje pela manhã. Pena que o horário não nos permitiu seguir adiante.

Vamos a uma pequena ajuda-memória.

Em primeiro lugar, fizemos um apanhado da tipologia dos títulos que aportam o cartório. Vamos lá:

1) escrituras de compra e venda (e não v/c como o praxismo cartorário as qualifica. Afinal, estamos diante de um contrato típico). Nas suas duas modalidades principais: escrituras notariais e privados (particulares).

2) Formais de partilha. Aliás, alguém poderia arriscar uma resposta para o fato de termos tantos formais de partilha? Não acredito que as estatísticas da circunscrição imobiliário do Q apontem para um índice maior de mortalidade.

3) Adjudicação. Outra ocorrência atípica, no movimento dos demais cartórios. A concentração desse tipo de documento indicaria uma depressão da atividade econômica na região abrangida pelo Q?

4) Cancelamentos de hipotecas. Também é curioso que tenhamos tantas, quando nos outros registros temos, em maior número, constituições de hipotecas.

Muito bem. O que precisamos fazer, além de tentar responder às questões supra, é mensurar precisamente a ocorrência desses títulos. E podemos fazê-lo de uma maneira simples. Consultando o livro Protocolo.

O que é o protocolo? No que consiste este livro? Ele é um livro de registro? Qual a sua importância? Vamos analisá-lo na próxima reunião.