7.7.06

E ainda estamos só no térreo...

Para todos aqueles colegas do Q que até aqui chegaram navegando pela Net e se perguntaram por que só figuram no blogue as estrelas do balcão, deixem-me explicar: a primeira etapa do processo de brainstorming, envolvendo o pessoal do Q, se inicia pelo início. O Conselheiro Acácio sempre dizia: "tudo começa pelo começo" - e o começo de toda a aventura de um título é o balcão do cartório.

O KPTK diz que "o cartório tem um rosto". E o rosto é o índice mais claro dos humores e da saúde do corpo. O rosto é denúncia! Se a visão que se tem da face escancarada do cartório é um belo cenário, faz presumir, com certa dose de acerto, que o corpo da unidade seja um saudável conjunto a serviço do público.

Para os entendidos, pode-se dizer que milita aqui uma presunção iuris tantum de eficiência e acerto.

O toró de parpite que estamos experimentando todas as manhãs tem trazido agradáveis surpresas. Estaremos divulgando por aqui as idéias agitadas. Nas próximas etapas estaremos nos encontrando com o primeiro andar da carruagem - a parte de qualificação e expedição. Depois, vem a vez da certidão.

Isso me fez lembrar de uma tenaz dúvida que assalta vez por outra a doutrina registral: o que se registra no Cartório de Registro de Imóveis? Para responder à pergunta é preciso identificar:

a) o que chega ao cartório - título (balcão);
b) o que se registra - ato de registro (qualificação & registro);
c) o que se publica - publicidade registral (certidão).

Tudo tem uma ordem natural e tentar compreendê-la é o primeiro passo para realizá-la conscientemente. E tudo tem o seu tempo.